O gênero Piranga constituí-se de 5 espécies de Sanhaçus, sendo aves passeriformes da família Cardinalidae.
O Sanhaçu-vermelho é uma ave passeriformes da família Cardinalidae. Também conhecido como sanhaçu-verão como o nome em inglês diz summer tanager.
O macho adulto possui a cor predominante em tom vermelho-sangue. A fêmea é parda. O macho,quando jovem possui um tom vermelho alaranjado com as pontas das asas verdes e abaixo um tom amarelado.
Como é da região amazônica, alimenta-se de frutas tropicais como seu “primo” sanhaçu-do-coqueiro. Mas também opta pela dieta de insetos pequenos.
O sanhaçu-montano é uma ave passeriformes da família Cardinalidae. Alçado a espécie plena por Decisão do CBRO de 12/2006. Anteriormente era tratado como subespécie do sanhaçu-de-fogo(Piranga flava). Era denominado Piranga flava lutea.
Ocorre nos estados do Amazonas, Pará e Roraima.
O sanhaçu-escarlate é uma ave passeriforme da família Cardinalidae.
Vive em matas de terra firme.
Aparece na Amazônia como visitante do Hemisfério Norte, embora, contem poucos registros de sua ocorrência no Brasil.
O sanhaçu-de-fogo mede cerca de 17,5 centímetros e pesa cerca de 38 gramas (macho) De acentuado dimorfismo sexual, o macho é facilmente identificado pelo colorido vivo quase que totalmente carmim, cambiando para pardacento nas partes superiores. A fêmea é de lado inferior amarelo vivo. O macho imaturo é de plumagem mista verde e laranja, permanecendo assim por um ano.
Reproduz o ano todo em certos locais e consta que, às vezes, usam ninhos da rolinha-roxa (Columbina talpacoti) com base para o seu ninho. A fêmea incuba, solitária, seus dois ovos verde-azulados com pintas esparsas pretas ou avermelhadas.
Pousa abertamente no topo de árvores altas (em contraste com Ramphocelus), desloca-se em vôo impetuoso na altura das copas. Vive em mata rala e decídua, cerrado e capões de eucalipto.
Expande sua distribuição na faixa litorânea do Brasil beneficiada pela devastação das matas. Ocorre do sudeste dos EUA e México à América do Sul setentrional e daí até a Bolívia, Argentina, Uruguai, exceto na Amazônia florestal.
O Sanhaçu-vermelho Mede aproximadamente 16 cm.
Cor vermelho sangue, asas negras com manchas brancas. O sanhaçu-de-asa-branca também lembra um pouco o tiê-sangue.